Carta do Tarot de Marselha - O Mago, Arcano 1
Carta do Tarot Rider Waite - O Mago, Arcano 1

ÍNDICE

Tarot O Mago: Arcano 1 em 8 Níveis de Interpretação

  1. Tarot O Mago: Significado Geral
  2. Tarot O Mago: Espiritual
  3. Tarot O Mago: Mente, Comunicação e Comportamento
  4. Tarot O Mago: Relacionamento e Psicológico
  5. Tarot O Mago: Trabalho e Dinheiro
  6. Tarot O Mago: Saúde
  7. Tarot O Mago: Conselho
  8. Tarot O Mago: Sequência da Carta, A Sacerdotisa

1-  Tarot O Mago: Significado Geral

Na imagem do tarô Rider-Waite um jovem está de pé com um oito deitado acima da cabeça, a lemniscata (uma figura geométrica em forma de hélice, que serve para indicar o sinal matemático do infinito). Símbolo do infinito também indica todas as possibilidades do universo e a eternidade. No tarô de Marselha o rapaz possui um chapéu na forma de lemniscata, símbolo do poder ilimitado sobre o qual tem controle.

A nomenclatura do tarô de Marselha tem o seu primeiro aparecimento em escritos de 1859.

O tarô Rider-Waite foi introduzido no mundo através do místico britânico Arthur Edward Waite, tendo sido publicado pela primeira vez em um livro de Waite intitulado The Pictorial Key to the Tarot (Rider&Son, 1910).

No tarô de Waite ao redor da cintura há uma cobra mordendo a sua própria cauda, também um símbolo da eternidade e do recomeço. A palma direita está sustentando uma vara que aponta para o céu e o punho esquerdo aponta para a terra. Ele capta o poder superior e canaliza para o plano físico. As forças do universo, então, o impelem a criar e a agir. A varinha é símbolo do poder mágico do Mago. Ele manuseia habilidosamente. Assim, ele está preparado para realizar magia usando seu poder mental e as ferramentas à sua disposição na mesa.

O ambiente é ensolarado, luminoso, e na totalidade apresenta cores claras. O Mago possui uma visão clara e nítida sobre a situação. Ele veste-se com uma túnica branca, indicador de pureza, e uma capa vermelha, enquanto a sua capa é vermelha, denotando o seu aspecto mundano. O cenário está envolto em plantas de rosas-vermelhas e lírios-brancos.

É a primeira carta do tarô. Então é apenas o início do caminho a partir da sua força de vontade dirigida de modo consciente e ativo.

Há livre-arbítrio e condições para realizar, movimentando o seu destino. Existe escolhas e caminhos a serem tomados. Ele tem a capacidade de moldar e realizar o futuro que visualiza e deseja conforme sua vontade. Tem poder para isso e está no controle da situação.

O Mago pode contar com a sua inteligência, habilidades, talentos, dons, capacidade criativa, agilidade, destreza, recursos e atitudes para produzir mudanças e gerar acontecimentos favoráveis que levarão ao seu sucesso na situação pretendida.

O potencial de realização é incrível. Não é por menos que existe o símbolo do infinito na sua cabeça.

Se persistir, haverá um longo caminho a ser finalizado no Arcano 21, O Mundo. Não é uma carta que denota conclusão e nem sempre necessariamente continuidade. Lembremos sempre que é a primeira carta do tarô.

O Mago do tarô de Marselha olha para a direção do Mundo (arcano 21), por visar criar para obter uma realização futura do seu projeto, sua obra. Ele quer alcançar o que planeja obter quando completar o seu ciclo.

É uma fase de projetos, planejamentos e muito trabalho. Há uma ideia inicial sem nada definido. Nada ainda está pronto. Ele possui as ferramentas e os recursos necessários. Ele possui os ingredientes para o preparo das suas magias.

As ideias vão poder evoluir no decorrer do processo e provocar alterações. É possível mudar completamente de ideia e ter outros objetivos em mente depois.

O Mago num jogo: suponha que o consulente pergunta: vou passar na prova?

A resposta é que sim, se estudar bastante. Ele possui recursos e capacidade para isso. Mas deve persistir e estudar, caso contrário não passará.

 

 

 

2-  Tarot O Mago: Espiritual

Perceba que o significado espiritual do Mago para uma pessoa varia completamente em relação ao significado para outra pessoa. Depende diretamente do nível consciencial e espiritual de cada um. Não é um padrão.

Quando olho para o Mago penso logo na entoação diária de mantras, cada qual com as suas finalidades, e também na visualização e imaginação criativa para movimentar as energias, moldá-las e criar realidades desejadas. Este poder universal está acessível àqueles que se comprometem com essas atividades com compreensão e fé.

Com isso, as ideias inéditas surgem, as oportunidades aparecem, os recursos e indivíduos necessários para algum aprendizado são introduzidos e tudo se torna claro.

Isso acontece mesmo quando se inicia do zero ou quando já havia conhecimento, mas não se conheciam os próximos passos.

Certamente é possível praticar concentração e meditação, e isso catalisa uma mudança psicológica, mental e consciencial com o passar do tempo, transformando a realidade de uma pessoa. Essa é uma forma de operar o Mago no nível espiritual.

O nível espiritual do Mago varia completamente! Pode ser um ser de luz num determinado momento agindo como Mago, ou um ser primário que tende a pensar primeiro nos seus próprios interesses, desejos e objetivos. Seu contato com o lado espiritual pode ser total, nulo ou superficial.

Um ser iluminado pode realizar milagres e curas, demonstrando muitas vezes o que para nós parece ser mágico, porém sempre dentro do já existente na natureza e seus elementos, em sintonia com as leis divinas.

Para muitos pode parecer truques de magia e não milagres. Quando um ser iluminado age por intermédio do Mago, Ele é incompreensível e vai bem além do conhecido pela ciência moderna. Já um ser das trevas pode fazer a magia negra.

O Mago no espiritual pode indicar a presença de uma entidade ligada à pessoa. Ele é neutro no sentido de poder tanto representar um amigo espiritual, com intenção de ajudar ou proteger, como um ser ligado à magia negra, por exemplo, ou um obsessor que usa seus atributos com a intenção deliberada de prejudicar.

O fato é o quanto o Mago consegue movimentar as energias cósmicas. Ele segura uma varinha (elemento fogo) apontando para cima e canaliza o poder superior para o plano físico.

Nós podemos pensar em pessoas ignorantes do amor e das leis universais e cármicas. São aquelas que fazem magia negra, por exemplo. O Mago também é conhecido como ilusionista e existem aqueles que se empenham em enganar e ludibriar pessoas para diversos objetivos: conseguir dinheiro de maneira desonesta ou seduzir para se aproveitar.

Quantos cobram para trazer a dita pessoa amada? Quantos fazem magia para destruir a vida de alguma pessoa por motivo de vingança ou para tirar alguém da reta devido a um cargo pretendido?

No negativo pode representar a ignorância espiritual e o equívoco das pessoas envolvidas com magia negra. Ninguém deve interferir na liberdade do outro. Ninguém deve fazer maldade. O preço é o carma negativo que a pessoa que faz uso dessas estratégias recebe em sua conta de débitos.

Vejo pessoas praticando magia negra inutilmente. Aqueles que afirmam realizar tais trabalhos mágicos não têm poder para influenciar os pensamentos e escolhas dos outros, como trazer e manter um amor, por exemplo. Só perdem dinheiro e continuam dependentes da reciprocidade de outros, carentes, insatisfeitos e emocionalmente perturbados.

É uma carta que indica o livre-arbítrio. A maneira como utilizamos nossa liberdade para agir e escolher está diretamente ligada ao nosso nível de consciência.

Reflete uma busca pelo caminho espiritual ou indica o início de um novo caminho. Vi em jogos aqueles que sentem vontade de dar os primeiros passos nesse sentido, sem ainda uma personalidade espiritual formada.

Nós podemos pensar no Mago dando os seus primeiros passos no caminho espiritual, investigando antes de começar em algum espaço e se sentindo fazendo parte. Há apenas um contato superficial com a espiritualidade. Denota, nesse caso, os primeiros degraus no aprendizado espiritual. É uma carta que indica que o resultado pode ser controlado. O Mago é dotado de livre-arbítrio, pode guiar o próprio destino e há uma quantidade enorme de recursos disponíveis.

Mas é necessário ter cuidado com as atitudes porque ainda assim está sujeito às leis do carma (às leis universais) e ao retorno que elas produzem, seja positivo ou negativo, para si e para os outros seres.

Somos responsáveis e controlamos apenas os nossos próprios atos. Não há como controlar os efeitos gerados por esses atos ou como outras pessoas vão receber, reagir e desencadear outras atitudes a partir do nosso movimento inicial.

A mão esquerda com uma varinha está levantada em direção ao céu e a outra aponta para a terra. Terra e céu estão interligados e O Mago marca o início de uma jornada, ao mesmo tempo, material e espiritual, que terá a sua culminância no arcano 21, o Mundo.

Pode representar bem um Mago com poder de operar no astral.

Uma pergunta no jogo: qual o nível espiritual de fulano? É necessário perceber a carta do Mago enquadrada no jogo ou ter mais cartas para visualizar essa resposta corretamente.

 

 

 

3-  Tarot O Mago: Mente, Comunicação e Comportamento

Vem à mente a primeira ideia, o primeiro pensamento e a primeira visão. O momento de planejamento e de pesquisa sobre o assunto. Vai em busca dos livros, dos professores, da internet, dos Magos para também realizar a sua magia. Está aberto a novas ideias e a novos pensamentos.

O Mago está almejando algo, ele tem uma vontade. Possui um desejo forte de atingir um objetivo, realizar um sonho ou uma ambição. Existem possibilidades de realizar o que você ambiciona, se perseverar, no entanto, o seu anseio pode ser efêmero e o seu desejo inconstante, abandonando rapidamente por qualquer razão contrária ao seu ímpeto, dificuldade ou obstáculo. Ele não vai adiante muitas vezes. É necessário ver outras cartas no jogo para avaliar a continuidade ou não daquilo que agora almeja.

Os seus interesses podem ser elevados ou egoístas. O Mago está além do bem e do mal. O nível consciencial de cada um é o que dirá como o Mago opera.

No lado negativo seria o egocentrismo e o individualismo. Dotado de vontade pessoal, em geral, o comportamento está mais voltado para os próprios desejos e não para os desejos e as necessidades de outro. Possui iniciativa e também criatividade. Quando o Mago cria, ele utiliza sua percepção para interagir com a realidade, coletando e organizando o que considera importante do que está ao seu redor. Nada é por acaso.

Mesmo sem conhecer todos os eventos futuros e possuir todas as ferramentas do universo, o que ele já possui é o suficiente para iniciar e realizar as mudanças desejadas.

Apresenta talento e facilidade na comunicação, a sua linguagem é expressiva e tem poder de persuasão. Ele possui uma inteligência e uma capacidade de aprendizado. É notável sua habilidade de ouvir, absorver ideias e pensamentos de diversas pessoas, compreendê-los e usá-los de forma criativa para seu benefício.

Atitudes podem ser precipitadas e impulsivas por serem a carta 1. Ele possui instinto de como as coisas devem ser.

Conta com a sua própria astúcia, esperteza e habilidades.

Ele manipula as energias com a mente. É um Mago utilizando os poderes da mente.

Uma pergunta que poderia ser feita no jogo: O que fulano pretende? Na prática, tenho visto que na maioria das vezes se pretende satisfazer em primeiro lugar os próprios desejos e interesses. Não está pensando em você, no outro.

 

 

4-  Tarot O Mago: Relacionamento e Psicológico

Faz sentido essa carta quando uma relação está no comecinho, está se conhecendo, mas não quando ela já existe há muito tempo, porque é como se a relação nunca evoluísse para algo mais estruturado e maduro.

É como se voltasse para o início, o 1. O outro não se responsabiliza, não se compromete. Há casos em que a pessoa deixa o relacionamento como está sem evoluir, deixando-o como se ainda estivesse no começo.

Num relacionamento estabelecido há muito tempo, por vezes anos, quando num jogo o Mago aparece no fim, o parceiro não planeja evoluir o relacionamento para o casamento não. Deseja prosseguir o namoro indefinidamente, mantendo como está, mesmo quando existem promessas nesse sentido. Ocorre, no caso, sempre uma desculpa de não dar.

O Mago é a primeira carta, indicador dos primeiros contatos. Por este motivo se refere a interesse, paquera e flerte. Há desejo e vontade de alguém. Num jogo a pergunta: O que fulano sente por mim? Sente interesse, até encantamento, mas não está apaixonado. Os sentimentos são superficiais e podem desistir rapidamente ou dar continuidade para estabelecer um relacionamento, depende do jogo. O Mago faz sentido quando se acaba de conhecer. Se o relacionamento já é de longa data, então não há amor ou intenção de progredir para o casamento.

Investe-se em fórmulas e estratégias de atratividade para conquistar quem deseja ou para que um relacionamento dê certo, mantendo a própria individualidade. O Mago é cheio de palavras, promessas que não serão cumpridas e atos sedutores. Ele é repleto de artifícios e recursos e no amor não é diferente.

Sedutor, detém o poder da conquista e sente autoconfiança para agir e ir em frente. Ele prepara o seu encantamento. Envolve o ser desejado na magia do amor. O que não falta é criatividade, seja na relação ou no sexo. É dotado de habilidades manuais e da destreza nos movimentos durante o ato sexual. Há quem aprecie vestimentas e acessórios sexuais. Como a criatividade é um ponto forte do Mago, esse é o condimento que faltava em uma relação já estabelecida.

Como a criatividade é um ponto forte do Mago, esse é o condimento que faltava numa relação já estabelecida. E aí vai uma sugestão no amor. Pode representar o conquistador que nunca está satisfeito por estabelecer uma relação.

Pode representar o conquistador que nunca está satisfeito por estabelecer uma relação. Seu prazer é só conquistar e seduzir. Após a proximidade íntima, a outra pessoa pode não desejar mais nada, talvez esse fosse seu objetivo inicial, declarado ou não.

Numa relação já estabelecida é mais individualista por ser a carta 1. Os seus olhos estão voltados para a mesa à sua frente. O foco não é o outro e sim o eu. O Mago muitas vezes é um manipulador. Ele quer decidir sozinho e por conta própria, pensando prioritariamente em si, nos próprios desejos e vontades, independentemente dos desejos e vontades do outro. Nesse sentido, não é uma relação equilibrada.

A carta do Mago aparece quando o ideal de relacionamento é cada um na própria casa sem querer morar junto. É uma boa para muitas pessoas.

Se a pessoa está sozinha, é hora de agir e tomar a iniciativa quando tiver interesse em alguém. Saia mais, frequente lugares diferentes aos quais você esteja acostumado. Entre em um site de encontros.

 

5-  Tarot O Mago: Trabalho e Dinheiro

Os seus dons, talentos, aptidões e recursos são a chave para o seu sucesso.

O talento deve ser desenvolvido e aprimorado. O Mago é cheio de habilidades e reconhecê-las é com certeza um passo fundamental.

Os caminhos e as portas estão abertos no aspecto material, mas é necessário trabalhar muito para conseguir os objetivos e as metas. Isso vale para o caso de almejar uma promoção. As possibilidades e as oportunidades são variadas. A continuidade e a persistência serão fundamentais.

Existe uma possibilidade de desistir no meio do caminho e não existem garantias. Há gente com fogo de palha cheia de ideias sem colocar em prática e dar continuidade.

Indica novas oportunidades de trabalho, ofertas de emprego ou pode-se começar um novo negócio. Há abertura de portas.

Ele possui habilidade para negociar e lidar com dinheiro.

Ele é bem ativo e dinâmico no trabalho. Possui iniciativa própria, sendo independente no trabalho e no dia a dia. É autoconfiante e conta consigo mesmo em primeiro lugar.

Tem destreza e habilidade manual.

Possui habilidade para produzir os efeitos desejados.

Favorável a projetos e empreendimentos. Pode render bons frutos. Pergunta em um jogo: Vou lucrar com essa iniciativa ou tarefa? Ganhará, mas terá que se dedicar e trabalhar bastante antes de atingir o seu objetivo. Se for um projeto, é positivo, mas é interessante elaborar melhor para estruturá-lo. A ideia é boa e renderá frutos, mas ainda é incipiente.

É necessário ter cautela com o Mago quando o assunto envolve dinheiro e depender de outra pessoa que não você. Promessas estão em jogo, especialmente quando se trata de dinheiro. O Mago muitas vezes não é confiável. Pode, sim, indicar uma pessoa habilidosa no seu ofício, ativa, independente e promissora.

No negativo: mentiras, fofocas, trambiques, blefes e trapaças. O Mago é um ilusionista e um prestidigitador.

Prestidigitador é aquele que produz ilusões no espectador por meio de truques que dependem da destreza das mãos. Apresenta número ou espetáculo de mágica, ou ilusionista. Esconde, escamoteia, finge ou ilude.

 

6-  Tarot O Mago: Saúde

Jovialidade, vigor, forte vitalidade e disposição.

Se apresentar algum sintoma de doença, encontra rapidamente os tratamentos e os recursos para a recuperação, o restabelecimento e a cura.

Pode conseguir curar-se por conta própria recorrendo a algum medicamento. Automedicação.

A própria pessoa pode se cuidar e fazer a autocura. Pode usar cristais, por exemplo.

Ansiedade e estresse afetam a saúde.

Possibilidade de gravidez, por ser uma carta semente, de início e até porque pode indicar atitudes precipitadas e impulsivas no sexo por ser a primeira carta.

Pergunta no jogo: Como será a minha saúde nos próximos seis meses?

A saúde é boa com vitalidade e disposição.

7-  Tarot O Mago: Conselho

Agir como o Mago sugere contar em primeiro lugar consigo mesmo, de modo independente, com os próprios recursos, potenciais, habilidades e talentos, assim como com todos os recursos, ferramentas e instrumentos à disposição para resolver questões e atingir objetivos. O bom disso é que a indicação é de ter sucesso, caso persevere.

Recorrer aos quatro elementos apropriadamente. Pode ser necessário usar um dos elementos em especial com relação a alguma situação específica. Movimentar as energias.

Usar o poder e a magia da mente, a imaginação criativa, para mudar realidades ou iniciar novos caminhos repletos de oportunidades, novos encontros significativos e aprendizados.

Iniciar os projetos e empreendimentos. 

Ter iniciativa, atitude e disposição para alguma questão de vida.

Se envolver em múltiplas atividades para ficar bem. É hora de parar não.

Seguir sozinho, independente e autônomo.

Comunicar ao mundo as suas intenções e começar um caminho favorável.

Cuidado com mentiras, falsidade, fofocas, trambiques, blefes e trapaças.

 

 

8-  Tarot O Mago: Sequência da Carta, A Sacerdotisa

A próxima carta é a Sacerdotisa. Ela ensina a profunda reflexão antes de ser tomada uma atitude. É uma reflexão tanto racional e analítica quanto espiritual quanto intuitiva.

O estudo é um tema central. Há um manancial de sabedoria, um fluxo de conhecimento.

Por ser a carta 2, numericamente o dois simboliza a união de dois números 1, como um cabo de guerra. Nesse sentido, o Mago encontra obstáculos no seu caminho.

É possível pensar melhor sobre o assunto ou em como efetivamente poderá ser realizado o seu objetivo.

Representa a conexão do Mago com o lado espiritual, tanto no sentido interno de compreensão quanto na forma concreta que opera no mundo.

 

Curso de Tarot Online: 8 Níveis de Interpretação de Cada Carta

Esse curso de tarot online ou presencial tem um grande diferencial: A riqueza e a profundidade de cada carta num conteúdo didático extenso e original, que vai preparar você para jogar cartas muito bem.  Jogos e mais jogos… São 8 x 22 arcanos = 176 posições!  Mais os 56 arcanos menores. 232 posições! 

São dois cursos: 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores.

Referência

CHEVALIER, Jean e Alain Gheerbrant. Dicionário dos Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990. 

GREENE, Liz e Juliet Sharman-Burke. O Tarô Mitológico. São Paulo: ARX, 2003. 

NAIFF, Nei. Tarô, Vida & Destino. Estudos Completos do Tarô. Volume 2. São Paulo: Elevação, 2001.  

SOUSA, Eliana. https://tarotfarm.com.br/ 

WAITE, Edith. O Tarô Universal de Waite. São Paulo: Isis, 2004. 

ZERNER, Amy e Monte Farber. O Tarô Encantado. São Paulo: Siciliano, 1991.                                                 

8 Comentários

  1. O Tarot Online

    Adorei o seu jeito de interpretar o Arcano. Realmente condiz com a veracidade da carta.

    Responder
    • Simone Terron Castillo

      Achei incrível o artigo sobre o mago! Gostaria de ler também sobre outros arcanos, só tem esse don mago?

      Responder
      • Rosana d'Ávila Uchôa

        Fico feliz que tenha gostado, Simone. Escrevi 150 páginas dos 22 arcanos maiores e 50 páginas dos 56 arcanos menores. Esse material é parte dos cursos de Tarot que ofereço. São 8 níveis de interpretação de cada carta. Esse é o método detalhado tal como disponho na carta do Mago.

        Responder
    • Rosana d'Ávila Uchôa

      Fico bastante feliz que tenha apreciado tanto! Grata! O método de trabalho continua assim até o arcano 21 , O Mundo e o Arcano 0, O Louco.

      Responder
      • Poliana

        Olá! Não teria como fornecer somente o material escrito? Amei a sua forma de interpretação, gostaria de ter acesso ao conteúdo… um e-book?

        Responder
        • Rosana d'Ávila Uchôa

          O material escrito está disponível após cada aula do curso que também tem os jogos em todas as aulas. Poliana, fico muito feliz que tenha amado. Grata.

          Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 55 41 99933-3679

contato@planetafuturo.org

Rosana d’ Ávila Uchôa