Carta do Tarot de Marselha - O Mago, Arcano 1
Carta do Tarot Rider Waite - O Mago, Arcano 1

ÍNDICE

Tarot O Mago: Arcano 1 em 8 Níveis de Interpretação

  1. Tarot O Mago: Significado Geral
  2. Tarot O Mago: Espiritual
  3. Tarot O Mago: Mente, Comunicação e Comportamento
  4. Tarot O Mago: Amor e Psicológico
  5. Tarot O Mago: Trabalho e Dinheiro
  6. Tarot O Mago: Saúde
  7. Tarot O Mago: Conselho
  8. Tarot O Mago: Sequência da Carta, A Sacerdotisa

1-  Tarot O Mago: Significado Geral

Na imagem do tarot Rider-Waite um jovem está de pé com um oito deitado acima da cabeça, a limniscata (uma figura geométrica em forma de hélice, que serve para indicar o sinal matemático do infinito). O símbolo do infinito também indica todas as possibilidades do universo e a eternidade. No tarot de Marselha o rapaz tem um chapéu na forma de limniscata. 

A nomenclatura do tarot de Marselha tem seu primeiro aparecimento em escritos de 1859. 

O tarot Rider-Waite foi introduzido no mundo através do místico britânico Arthur Edward Waite, tendo sido publicado pela primeira vez num livro de Waite intitulado The Pictorial Key to the Tarot (Rider&Son, 1910). 

No tarot de Waite ao redor da cintura há uma cobra mordendo sua própria cauda, o ourobouros, também um símbolo da eternidade e do recomeço. 

A mão esquerda segurando uma varinha aponta para cima. A varinha é o símbolo do poder mágico do Mago. Ele manuseia a varinha habilmente com as mãos. E então está pronto para realizar uma magia por intermédio do seu poder mental e das ferramentas que dispõe em sua mesa.

Há uma mesa a sua frente com objetos representativos dos quatro elementos: bastão na mesa e varinha na mão (fogo), moeda ou pentagrama (terra), faca ou espada (ar) e taça (água), que também são simbolismos atrelados aos quatro naipes dos Arcanos Menores. 

Para o naipe de paus há na mesa os bastões e a varinha em sua mão, para o naipe de ouros as moedas ou pentagrama, já para o naipe de copas a taça e para o naipe de espadas há a faca ou a espada. 

Ele possui todas as ferramentas, ingredientes e instrumentos necessários à sua frente para manifestar concretamente as aspirações de sua vontade e alcançar sucesso e realização, seja ela pessoal ou transpessoal. 

O Mago, arcano 1, é a semente do Mundo, arcano 22. As características do Mago, a forma como ele utiliza os seus recursos natos, dons, talentos, conhecimentos, instrumentos e oportunidades, assim como aquilo que ele vai manifestar concretamente, dependem diretamente do seu nível consciencial e espiritual.  Isso varia completamente de pessoa para pessoa. Não é um padrão estabelecido.  

É uma mesa mágica com os poderes da alquimia tanto físicos quanto conscienciais. Quando o Mago age, os efeitos tanto podem se manifestar no plano concreto dos acontecimentos, quanto no nível de manifestação da consciência individual. 

O elemento fogo simboliza a energia, a luz, a força, a coragem, a capacidade de defesa, luta e combate, a agressividade, a motivação, a autoconfiança, o espírito de independência, de liderança, a purificação, a transformação e a espiritualidade. 

O elemento terra simboliza o corpo, o estado de saúde, o lado material, o dinheiro, o trabalho, os bens, o senso de realidade, a lucidez, os talentos, os dons, as aptidões, os recursos, a disciplina, a perseverança, a organização, os objetivos e metas, a firmeza, a solidez e a estabilidade. 

O elemento ar simboliza a mente, os pensamentos, o raciocínio, as ideias, a destreza mental, a comunicação, a leveza, a expansão, os relacionamentos, as amizades, os contatos, a locomoção e a diversidade de caminhos e opções. 

O elemento água simboliza a alma, os sentimentos, as emoções, a flexibilidade, a não obstrução, o fluxo e a transparência. 

O cenário luminoso como um todo apresenta cores claras. O Mago possui visão clara e nítida sobre a situação. 

No tarot de Waite o jovem veste um manto branco indicador de pureza, enquanto sua capa é vermelha denotando seu aspecto mundano.

É a primeira carta do tarot. Então é apenas o início do caminho a partir de sua força de vontade dirigida de modo consciente e ativo. 

Há livre-arbítrio e condições de realizar, movimentando o seu destino. Há escolhas e caminhos a serem tomados. Ele pode criar e executar o que está visualizando, desejando e aspirando para o seu futuro de acordo com a sua vontade. Possui poder para isso e está no controle da situação. 

O Mago pode contar com a sua inteligência, habilidades, talentos, dons, capacidade criativa, agilidade, destreza, recursos e atitudes para produzir mudanças e gerar acontecimentos favoráveis que levarão ao seu sucesso na situação pretendida. 

O potencial de realização é incrível. Não é por menos que há o símbolo do infinito em sua cabeça. 

Se persistir, haverá uma longa jornada pela frente a ser concluída no Arcano 21 – O Mundo. Não é uma carta que denota conclusão e nem necessariamente continuidade. Lembremos sempre que é a primeira carta do tarot. 

O Mago do tarot de Marselha olha para a direção do Mundo (arcano 21), pois visa criar para obter uma realização futura de seu projeto, sua obra. Ele aspira alcançar o que almeja obter quando completar o seu ciclo. 

É uma fase de projetos, planejamentos e de muito trabalho. Há uma ideia inicial sem nada definido. Nada está pronto ainda. Ele possui as ferramentas e os recursos necessários. Ele possui os ingredientes para o preparo de suas magias. 

As ideias vão poder evoluir no decorrer do processo e provocar alterações. É possível depois mudar completamente de ideia e ter outros objetivos em mente. 

O Mago em um jogo:

Suponha que o consulente pergunte: Vou passar na prova?

A resposta é que sim, se estudar bastante. Possui recursos e capacidade para tal. Mas deve persistir e estudar, caso contrário não passará.

2-  Tarot O Mago: Espiritual

 

Perceba que o significado espiritual do Mago para uma pessoa varia completamente do significado para outra pessoa. Depende diretamente do nível consciencial e espiritual de cada um. Não é um padrão. 

Quando olho para o Mago penso logo na entoação diária de mantras, cada qual com as suas finalidades, e também na visualização e imaginação criativa para movimentar as energias, moldá-las e criar novas realidades desejadas. Esse poder está disponível no Universo para quem se dedica a essas atividades com entendimento e fé. 

Com isso as ideias que não existiam antes vem, as oportunidades surgem, os instrumentos e pessoas necessárias para algum aprendizado necessário são apresentados e tudo fica claro. 

Isso acontece mesmo quando se inicia do zero ou quando já havia conhecimento mas não se conhecia os próximos passos. 

É possível sim fazer concentração e meditação e isso promover uma mudança psicológica, mental e consciencial ao longo dos anos que transforma completamente a realidade de uma pessoa. Essa é uma forma de operar o Mago no nível espiritual.   

O nível espiritual do Mago varia completamente! Pode ser um ser de luz num determinado momento agindo como Mago, ou um ser primário que tende a pensar primeiro em seus próprios interesses, desejos e objetivos. Seu contato com o lado espiritual pode total, nulo ou superficial. 

Um ser iluminado pode realizar milagres e curas, demonstrando muitas vezes o que para nós parece ser mágico, porém sempre dentro do já existente na Natureza e os seus elementos, em sintonia com as leis divinas. 

Para muitos pode parecer truques de magia e não milagres. Quando um ser iluminado age por intermédio do Mago, Ele é incompreensível e vai bem além do conhecido pela ciência moderna. Já um ser das trevas pode fazer magia negra. 

O Mago no espiritual pode indicar a presença de uma entidade espiritual ligada à pessoa. Ele é neutro no sentido de poder tanto representar um amigo espiritual, com intensão de ajudar ou proteger com seus atributos, como um ser ligado à magia negra, por exemplo, ou um obsessor que usa seus atributos com a intensão deliberada de prejudicar.   

O fato é o quanto o Mago é capaz de movimentar as energias cósmicas. Ele segura uma varinha (elemento fogo) apontado para cima e canaliza o poder superior para o plano físico. 

A gente pode pensar em pessoas ignorantes do amor e das leis universais, das leis kármicas. São aquelas que fazem magia negra, por exemplo. O Mago é também chamado de Ilusionista e há aqueles que se dedicam a iludir e enganar pessoas para os mais variados fins: obter dinheiro da forma escusa ou seduzir para tirar proveito. 

Quantos cobram para trazer a dita pessoa amada? Quantos fazem magia para destruir a vida de alguma pessoa por motivo de vingança ou para tirar alguém da reta por causa de um cargo pretendido?   

No negativo pode representar a ignorância espiritual e o equívoco das pessoas que se envolvem com magia negra. Ninguém deve interferir na liberdade do outro. Ninguém deve fazer maldades. O preço é o karma negativo que a pessoa que faz uso dessas estratégias recebe em sua conta de débitos. 

E na verdade vejo pessoas que fazem magia negra e não adianta nada. Só perdem dinheiro e continuam dependentes da reciprocidade de um outro, carentes, insatisfeitas e emocionalmente perturbadas. 

É uma carta que indica o livre-arbítrio. E o modo de usar a liberdade de agir e escolher está completamente relacionada com o nível consciencial do Ser. 

Há pessoas, que quando sai essa carta, reflete uma busca pelo caminho espiritual ou indica o início de um novo caminho espiritual. Vi em jogos aqueles que sentem vontade de dar os primeiros passos nesse sentido, sem ainda uma personalidade espiritual formada.

A gente pode pensar no Mago dando os seus primeiros passos no caminho espiritual, investigando antes de começar em algum espaço e se sentir fazendo parte. Há apenas um contato superficial com a espiritualidade. Denota, nesse caso, os primeiros degraus no aprendizado espiritual. 

É uma carta indicando que o resultado pode ser controlado. O Mago é dotado de livre-arbítrio, pode guiar o próprio destino e há uma quantidade enorme de recursos disponíveis. 

Mas é necessário ter cuidado com as atitudes porque ainda assim está sujeito às leis do karma (às leis universais) e ao retorno que elas produzem, seja positivo ou negativo, para si e para os outros seres. 

Somos responsáveis e controlamos apenas os nossos próprios atos. Não há como controlar os efeitos gerados por esses atos ou a forma como outras pessoas vão receber, reagir e desencadear outras atitudes a partir do nosso movimento inicial. 

A mão esquerda com uma varinha está levantada em direção ao céu e a outra aponta para a terra. Terra e céu estão interligados e O Mago marca o início de uma jornada ao mesmo tempo material e espiritual, que terá a sua culminância no arcano 21, O Mundo. 

Pode bem representar um Mago com poder de operar no astral. 

Uma pergunta no jogo: Qual o nível espiritual de fulano?

É necessário perceber a carta do Mago inserida dentro do contexto do jogo ou ter mais cartas para visualizar essa resposta de modo correto.

3-  Tarot O Mago: Mente, Comunicação e Comportamento

Vem à mente a primeira ideia, o primeiro pensamento e a primeira visão. Momento de planejamento e de pesquisa sobre o assunto. Vai em busca dos livros, dos professores, da internet, dos Magos para também realizar a sua magia. Está aberto a novas ideias e pensamentos. 

O Mago está aspirando por algo. Possui um desejo forte de atingir um objetivo, realizar um sonho ou ambição. Há condições de realizar o que pretende, se persistir, contudo sua vontade pode ser fugaz e seu desejo inconsistente, desistindo fácil por qualquer motivo contrário à sua vontade, dificuldade ou obstáculo. Muitas vezes não vai adiante. É necessário ver outras cartas no jogo para ver a continuidade ou não da aspiração.

Seus interesses podem ser elevados ou egoístas. O Mago está além do bem e do mal. O nível consciencial de cada um é que vai dizer como o Mago opera. 

No lado negativo seria o egocentrismo. Dotado de vontade pessoal, em geral o comportamento está mais voltado para os próprios desejos e não os desejos e necessidades de um outro.

Possui iniciativa e também criatividade. Quando o Mago cria, na verdade ele se apropria da sua percepção das coisas e interage com a realidade de forma a pegar tudo aquilo que está disperso por aí, colocando em sua mesa o que for importante. Nada é por acaso. 

Mesmo que ele não saiba tudo o que vai acontecer e ainda vá agregar outras ferramentas disponíveis no universo, o que ele já tem nas mãos é suficiente para começar e fazer as mudanças que deseja. 

Apresenta talento e facilidade na comunicação, sua linguagem é expressiva e tem poder de persuasão. Inteligência e capacidade de aprendizado. Interessante essa sua capacidade de escuta: pegar as ideias e os pensamentos no ar das mais variadas pessoas, entender e usar de modo criativo a seu favor. 

Atitudes podem ser precipitadas e impulsivas por ser a carta 1.

Ele possui instinto sobre como as coisas devem ser. 

Conta com a sua própria astúcia e habilidades.

Ele manipula as energias com a mente. É um Mago utilizando os poderes da mente. 

Uma pergunta que poderia ser feita no jogo: O que fulano pretende? Na prática, tenho visto na maioria das vezes pretender satisfazer em primeiro lugar os próprios desejos e interesses. Não está pensando em você, no outro.

4-  Tarot O Mago: Amor e Psicológico

Faz sentido essa carta quando uma relação está no comecinho, estão se conhecendo, mas não quando ela já existe há muito tempo, porque é como se a relação nunca evoluísse para algo mais estruturado e maduro. 

É como se voltasse para o início, o 1. O outro não se responsabiliza, não se compromete. Há casos quando a pessoa deixa o relacionamento como está sem evolui-lo, deixando ele como se ainda estivesse no começo. 

Num relacionamento estabelecido há muito tempo, por vezes anos, quando num jogo o Mago aparece no fim, o parceiro não pretende evoluir o relacionamento para o casamento não. Quer continuar namorando indefinidamente, deixando como está, mesmo quando há promessas nesse sentido. Há, no caso, sempre uma desculpa de não dá. 

O Mago é a primeira carta, indicador primeiros contatos. Por este motivo se refere à interesse, paquera e flerte. Há desejo e vontade por alguém.

Num jogo a pergunta: O que fulano sente por mim?

Sente interesse, até encantamento, mas não está apaixonado. Os sentimentos são superficiais e pode desistir rapidamente ou dar continuidade para vir a estabelecer um relacionamento, depende do jogo. O Mago faz sentido quando acabou de conhecer. Se a relação já faz tempo, o fato é que amor não existe.

Investe-se em fórmulas e estratégias de atratividade para conquistar quem deseja ou para um relacionamento dar certo, mantendo a própria individualidade. Cheio de palavras, promessas que não serão cumpridas e atos sedutores. O Mago é cheio de artifícios e recursos e no amor não é diferente. 

Detém o poder da conquista e sente autoconfiança para fazer alguma coisa e ir em frente. Ele prepara o seu encantamento. Envolve o ser desejado na magia do amor. O que não falta é criatividade. 

Como a criatividade é um ponto forte do Mago, esse é o condimento que faltava em uma relação já estabelecida. E aí vai uma sugestão no amor. 

Pode representar o conquistador que nunca está satisfeito em estabelecer uma relação. Seu prazer é só conquistar e seduzir. 

Em uma relação já estabelecida é muito mais individualista por ser a carta 1. Seus olhos estão voltados para a própria mesa a sua frente. O foco não é o outro e sim o eu. O Mago muitas vezes é um manipulador. Ele quer decidir sozinho e por conta própria, pensando prioritariamente em si mesmo, nos próprios desejos e vontades, independente dos desejos e vontades do outro. Nesse sentido, não é uma relação equilibrada. 

A carta do Mago aparece quando o ideal de relacionamento é cada um na sua casa sem querer morar junto. É uma boa para bastante gente. 

5-  Tarot O Mago: Trabalho e Dinheiro

Seus dons, talentos, aptidões e recursos são a chave para o seu sucesso.

O talento deve ser desenvolvido e aprimorado. O Mago é cheio de habilidades e reconhecê-las é com certeza um passo fundamental.

Os caminhos e as portas estão abertos no aspecto material, mas é necessário trabalhar muito para conseguir os objetivos e metas. As possibilidades são muitas. A continuidade e a persistência serão fundamentais.

Há possibilidade de desistir no meio do caminho e não há garantias. Há gente fogo de palha cheia de ideias sem colocar em prática e dar continuidade. 

Indica novas oportunidades de trabalho.

Habilidade para negociação e lidar com dinheiro.

É bem ativo e dinâmico no trabalho. Possui iniciativa própria, sendo independente no trabalho e no dia a dia. É autoconfiante e conta consigo mesmo em primeiro lugar. 

Destreza e habilidade manual. 

Habilidade para produzir os efeitos desejados.

Favorável para projetos e empreendimentos. Pode render bons frutos.

Pergunta em um jogo: Vou ganhar dinheiro com esse projeto ou trabalho?

Vai ganhar, mas terá que se dedicar e trabalhar bastante antes de atingir seu objetivo. Se for um projeto é positivo, mas é interessante elaborar melhor para estruturá-lo. A ideia é boa e vai render frutos, mas ainda é incipiente. 

É necessário ter cautela com o Mago quando o assunto envolver dinheiro e depender de outra pessoa que não você. Promessas estão em jogo. O Mago muitas vezes não é confiável. Pode indicar sim uma pessoa habilidosa em seu ofício, ativa, independente e promissora. 

No negativo: mentiras, fofocas, trambiques, blefes e trapaças. O Mago é o ilusionista e o prestidigitador. 

Prestidigitador é aquele que produz ilusões no espectador por meio de truques que dependem da destreza das mãos.

Aquele que apresenta número ou espetáculo de mágica, ilusionista, mágico.

Aquele que tem manha para esconder, escamotear, fingir ou iludir. 

6-  Tarot O Mago: Saúde

Jovialidade, vigor, forte vitalidade e disposição. 

Se apresentar algum sintoma de doença, vai encontrar rapidamente os tratamentos e os recursos para a recuperação, o restabelecimento e a cura.

Pode conseguir se curar por conta própria fazendo uso de algum medicamento. Automedicação. 

A própria pessoa pode se cuidar e fazer sua auto cura. Pode fazer uso de cristais, por exemplo. 

Ansiedade e estresse afetam a saúde. 

Possibilidade de gravidez, pois é uma carta semente, de início e até porque pode indicar atitudes precipitadas e impulsivas por ser a primeira carta. 

Pergunta no jogo: Como vai ser a minha saúde nos próximos seis meses?

Saúde boa com vitalidade e disposição. 

7-  Tarot O Mago: Conselho

Agir como o Mago sugere contar em primeiro lugar consigo mesmo, de modo independente, com os próprios recursos, potenciais, habilidades e talentos, assim como com todos os recursos, ferramentas e instrumentos a disposição para resolver questões e atingir objetivos. O bom disso é que a indicação é de ter sucesso, caso persevere.

Fazer uso dos quatro elementos apropriadamente. Pode ser necessário usar um dos elementos em especial com relação a alguma situação específica. Movimentar as energias.

Usar o poder e a magia da mente, a imaginação criativa, para mudar realidades ou iniciar novos caminhos repletos de oportunidades, novos encontros significativos e aprendizados.

Iniciar projetos e empreendimentos.

Ter iniciativa, atitude e disposição em alguma questão de vida.

Se envolver em múltiplas atividades para ficar bem. É hora de parar não.

Seguir sozinho, independente e autônomo.

Comunicar ao mundo as suas intenções e começar em caminho favorável.

Cuidado com mentiras, falsidades, fofocas, trambiques, blefes e trapaças.

8-  Tarot O Mago: Sequência da Carta, A Sacerdotisa

A próxima carta é a Sacerdotisa. Ela ensina a profunda reflexão antes de ser tomada uma atitude.  É uma reflexão tanto racional e analítica quanto espiritual e intuitiva. 

O estudo é um tema central. Há um manancial de sabedoria, um fluxo de conhecimento. 

Por ser a carta 2, numericamente o dois tanto simboliza a união de dois números 1, quanto um cabo de guerra. Nesse sentido o Mago encontra obstáculos em seu caminho. 

É possível pensar melhor sobre o assunto ou como efetivamente poderá ser realizado o seu objetivo. 

Representa a conexão do Mago com o lado espiritual: tanto no sentido interno de compreensão como na forma concreta como opera no mundo. 

Curso de Tarot Online: 8 Níveis de Interpretação de Cada Carta

Esse Curso de Tarot Online tem um grande diferencial: A riqueza e a profundidade de cada carta num conteúdo didático extenso e original, que vai preparar você para jogar cartas muito bem.  Jogos e mais jogos… São 8 x 22 arcanos = 176 posições!  

São dois cursos: 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos Menores.

6 Comentários

  1. O Tarot Online

    Adorei o seu jeito de interpretar o Arcano. Realmente condiz com a veracidade da carta.

    Responder
    • Simone Terron Castillo

      Achei incrível o artigo sobre o mago! Gostaria de ler também sobre outros arcanos, só tem esse don mago?

      Responder
      • Rosana d'Ávila Uchôa

        Fico feliz que tenha gostado, Simone. Escrevi 150 páginas dos 22 arcanos maiores e 50 páginas dos 56 arcanos menores. Esse material é parte dos cursos de Tarot que ofereço. São 8 níveis de interpretação de cada carta. Esse é o método detalhado tal como disponho na carta do Mago.

        Responder
    • Rosana d'Ávila Uchôa

      Fico bastante feliz que tenha apreciado tanto! Grata! O método de trabalho continua assim até o arcano 21 , O Mundo e o Arcano 0, O Louco.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 55 41 99933-3679

contato@planetafuturo.org

Rosana d’ Ávila Uchôa