Preparação da Mesa de Jogos de Baralho Cigano e Tarot: Os 4 Elementos

 

A preparação da mesa ela não é obrigatória. Considero uma boa sugestão. 

A interpretação dos jogos obviamente independe do que colocamos em uma mesa, contudo na prática verificamos o quanto é importante para evitar, até certo ponto, o desgaste excessivo de algumas consultas, protegendo energeticamente o consultor. 

Além disso, uma mesa bonita agrada os clientes que a veem, e coloca o consultor e o consulente num contexto próprio do jogo de cartas. 

Com certeza não é uma mesa de bar ou de um escritório do setor público. É uma mesa de autoconhecimento, de perspectiva das situações e de caminhos alternativos de vida. 

Por isso, no jogo de cartas gosto de orar antes, pedir permissão ao guia espiritual próprio e alheio, assim como ao povo cigano e do oriente, para iniciar o trabalho. 

E após embaralhar as cartas, cortá-las em três partes com qualquer mão para depois juntá-las novamente. 

 

Elemento Fogo – Paus

Elemento Terra – Ouros, Moedas ou Pentáculos

Elemento Ar – Espadas

Elemento Água – Copas 

 

Naipe de Paus – Elemento Fogo – Nível espiritual e energético – vela e candeeiro. 

A vela queima miasmas e energias negativas. Algumas consultas puxam mais pela vela, outras não. Uma vela pequena acesa pode durar três consultas ou apenas uma, dependendo da pessoa. 

Elemento Fogo – ação, energia vital, vitalidade, vigor, impulso, coragem, iniciativa, criatividade, independência, liderança, autoconfiança, força, motivação, espírito de combate, combustão, purificação, transformação, esportes, atletas, empreendedores.

 

Naipe de Ouros – Elemento Terra – Nível material e físico – cristais, flores, plantas e moedas (nacionais, internacionais, correntes, não correntes). 

As pedras hematita e turmalina negra têm a função de proteger o consultor do ambiente e das energias negativas das pessoas. Os cristais brancos podem ser usados em cima das cartas, por exemplo. 

Elemento Terra – matéria, solidez, firmeza, estabilidade, chão, a Terra, solo, estrutura, dinheiro, trabalho, serviço, dons, talentos, objetos, construções, edificações, plantações, tarefas do dia a dia, agenda, hábitos, saúde do corpo, os cinco sentidos, objetivos e metas, planejamentos, programações, responsabilidades, disciplina, perseverança. 

 

Naipe de Espadas – Elemento Ar – Nível intelectual e social – Incenso, perfume e óleo aromático. Punhal verdadeiro ou simbólico, melhor. 

O incenso, perfume ou óleo aromático purificam de miasmas e perfumam o ambiente de acordo com a função específica do incenso escolhido. 

Elemento Ar – Pensamentos, comunicação, o plano mental, meios de comunicação, vias de acesso, estradas, transportes. O ar, embora invisível e sem forma definida, é volátil e se espalha rapidamente pelo ambiente. Leveza, expansão. 

O elemento ar é muito mais rápido que o elemento terra. Para alguém no Brasil estar na Austrália, deve pegar um avião e fazer o percurso. Para falar e escrever, basta a internet, um celular. 

 

Naipe de Copas – Elemento Água– Nível psíquico, sentimental e emocional- Copo de vidro ou cálice de vinho com água. 

A água ela é retentiva e absorve as impurezas do ambiente (local) e das energias negativas das pessoas. Em lugares pesados, ou quando o cliente está muito carregado psiquicamente, ou dependendo também do tipo “hard” de música em um local, a água fica cheia de bolhas como água gasosa. 

O cristal quartzo branco dentro da água intensifica a recepção das energias do ambiente. Depois da(s) consulta (s) devemos jogar fora a água sem tocá-la.

Um copo de água com carvão – o carvão boia na superfície enquanto a energia está positiva. Nesse caso, basta trocar a água ao longo das semanas. O carvão dura bastante. 

Pensamentos de tristeza, medo, preocupação com prova, raiva e etc afundam o carvão. Pensamentos de ódio de uma pessoa, mesmo quando ela mantém-se em silêncio afundam o carvão imediatamente. Jogar a água e o carvão fora sem tocá-los. 

Existe um estudo interessante sobre a molécula de água. Ela possui o formato de cristal de gelo.

Quando a água é pura e emitimos bons pensamentos, boas palavras e bons sons sobre a água ou no próprio ambiente, as moléculas mantém-se organizadas e belas. 

Quando se emite pensamentos, palavras e sons pesados e negativos, as moléculas tornam-se desorganizadas e disformes.  

Sonhar com água há relação com o plano psíquico e sentimental. A qualidade e característica da água no sonho mostra como está o psíquico da pessoa.

Rituais de Consagração, Limpeza e Energização do Baralho Cigano e do Tarot

Rituais são próprios às concepções religiosas e espirituais de cada um. Monte a sua mesa completa. Antes do primeiro jogo com as cartas, é aconselhável e interessante fazer um ritual utilizando os quatro elementos, seja em casa ou num local reservado da natureza.

Ore e peça pureza, proteção, intuição, clareza e sabedoria aos guias, mestres espirituais e ciganos para você e os seus trabalhos. Cante, coloque uma música e dance, se sentir vontade.

Dedique o seu trabalho ao serviço a Deus, invocando as energias positivas referentes aos quatro elementos. Faça um ritual ligado ao Sol e a Lua, por exemplo.

Para energizar as cartas coloque elas em contato com a luz e o calor do Sol durante o dia. À noite coloque as cartas em contato com a luminosidade da Lua.

Para energizar as cartas coloque o baralho rodeado pelos quatro elementos: Velas, taça com água, incenso e cristais. E deixe assim por algumas horas. É melhor colocar os cristais por cima das cartas.

Enquanto ora, passe cada carta pela fumaça de um incenso e a uma certa distância pelo calor de uma vela acesa. De vez em quando repita o procedimento com o incenso e o fogo da vela, pois eles limpam as energias impregnadas.

Mentalize firme as cartas sendo limpadas e energizadas.

Um ritual de prosperidade consiste em espalhar sobre as cartas canela em pó ou pau, pétalas de rosas, alecrim e folhas de louro. Ore para que você seja um instrumento puro de paz, amor e luz para todas as pessoas. E que o seu trabalho seja próspero e feliz.

Adquira ou faça um saquinho para colocar as cartas.

Quando necessário, passe um paninho levemente úmido. Existe uma razão para isso. As pessoas tocam as cartas com as suas questões e energias, impregnando as cartas. O pano úmido retira os detritos, que se acumulam rapidamente em forma de pontos pretos.

Depois de um tempo de uso, quando elas ficarem velhas, simplesmente troque as cartas por novas. O ideal seria queimar as cartas velhas. De qualquer modo, faça uma prece, agradeça a Deus o que elas proporcionaram e inutilize as cartas. Elas são simplesmente papel.

Num local silencioso da sua casa ou escritório prepare uma mesa com a finalidade do jogo.

Antes de iniciar um jogo, faça uma prece ou entoe um mantra apropriado para pedir proteção, permissão espiritual e discernimento ao seu guia espiritual e ao guia espiritual do consulente. É uma prece aos anjos da guarda e aos mestres.

Alguns mais ligados à cultura cigana apreciam a oração para a Santa Sara.

Se decidir jogar Baralho Cigano ou Tarot para as pessoas, mantenha regularmente o contato com um templo, um centro espiritual. Frequente assiduamente um local de nível espiritual elevado.

Mantenha a integridade, a ética profissional e pessoal, o amor e a atitude de serviço desinteressado. Mantenha sempre o fogo interior aceso. E por nada nesse mundo deixe que o Fogo se apague do seu coração e da sua mente! Nada mesmo!

Caso contrário, é bem melhor nunca trilhar este caminho profissionalmente. Ao manter uma conduta incorreta, ou mesmo agindo corretamente, mas sem a devida proteção espiritual, todos estamos sujeitos à presença de obsessores, inclusive aqueles ligados aos consulentes.

As bases espirituais devem estar bem fincadas, mantendo a fé de que todos nós temos guias espirituais.

 

1 Comentário

  1. Adriana Brito daSilva

    Muito boa a explicação sobre os baralhos

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 55 41 99933-3679

contato@planetafuturo.org

Rosana d’ Ávila Uchôa